segunda-feira, 25 de abril de 2011

8 MILHÕES

Tenho ouvido, lido, que a gov.Roseana resolveu homenagear os 400 anos de São Luis com um megassamba, um megadesfile feito por uma megaescoladesamba no Rio de Janeiro e do Rio de Janeiro.
Estas coisas me deixam intrigado. Seria a gov. Roseana uma agente secreta do governo do Rio? Ou pior, será que clonaram a governadora e o que temos é um clone a serviço dos interesses de outro estado da Federação?
Como homenagear uma cidade (São Luis) valorizando outra (Rio de Janeiro)?
Pensei, pensei e fui pesquisar: provavelmente São Luis não tem sambista (Zé Pivô, Patativa, Veloso, Chico da Ladeira e mais de 100 que não sou capaz de enunciar) e não tem escola de samba (Turma do Quinto, Favela, Marambaia, Flor do Samba & outras quantas).  Não foi por isso.
Pensei o carnaval de São Luis é fraco não tem blocos de ritmos, charangas, blocos afros, tambor de crioula, tribo de índio. Não foi por isso.
Cada vez mais intrigado pensei: vai ver o povo da cidade não curte carnaval, não sai de casa e usa os dias do reinado de Momo para fazer meditação transcendental. Não foi por isso.
Porque foi?
Porque utilizar o dinheiro fora do estado, engrandecer o que já é grande e nos deixar a acompanhar, pela televisão, a folia carioca e dentre todos os enredos e sambas lá no meio do sambódromo uma escola cantará a beleza de nossos casarões e azulejos. Claro, vibraremos como patriotas com esta grandeza de Oz.
Seria mais interessante usar o recurso para fazer um carnaval quatrocentão. Com músicas desenvolvidas por seus menestréis, cantando os amores, a beleza e a natureza de São Luis.
Pensem as escolas de samba todas abordando o aniversário, a História da cidade. Todo o carnaval decoração e brincadeiras aludindo ao fato histórico, todas alavancadas pela inserção de mais dinheiro em seus orçamentos. & a mídia local, global divulgando nossas ladeiras e alegrias.
Pensem um ano inteiro de programações culturais, esportivas aludindo ao histórico aniversário.
Criação de logomarcas, suvenires, que incrementem o comércio e o turismo aqui na nossa ilha. O dinheiro suado, captado pelos dacronianos impostos e taxas, reinvestido na própria cidade circulando e fazendo a alegria dos maranhenses.
Tantas idéias e foram logo ter uma de levar o dinheiro pra fora do estado, onde passados os dias de Momo ninguém mais se lembrará da cidade encravada numa ilha do norte do Brasil. Façam o teste de retina na gov. Roseana, acho que descobriremos um clone sem alma a serviço de outros interesses.


2 comentários:

  1. é absurdo! isso realmente é tirar sarro de toda classe artística que existe no maranhão (não somente maranhenses, mas pessoas de todos lugares do planeta que vivem no maranhão e fazem artes). mais que isso: é duvidar da capacidade de análise de toda uma população (que atualmente e infelizmente ainda jaz numa inércia política/educacional/produtiva/etc e tal). mas felizmente meu caro, o tempo é mestre e acredito nas mudanças que já brisam no horizonte

    ResponderExcluir